Como sou um estudante auto ditada em programação e desenvolvimento, e estou cursando bacharelado em Sistemas de Informações, resolvi fazer esse post para possíveis pessoas que querem aprender e não sabem como começar.
Não se tem idade certa para começar a programar, mas é necessário você gostar da coisa, antes de começar, vou deixar claro que programar um jogo não é tão simples e gostoso quanto jogar um jogo, e não é pelo fato de você ser um gamer (ou um pseudo-gamer) é que você vai gostar de programar.
Tão pouco é pelo fato de você gostar de computação que você vai gostar de desenvolver softwares para o computador, a mesma coisa acontece com o celular.
O fato é, para programar, você tem que gostar de matemática, se você sente dificuldades, já é uma dica do universo te perguntando "Você quer mesmo ir em frente?". É claro, a escolha é sua.
Na matemática, é necessário muito raciocínio lógico, para aprender a lógica de programação, e não é tão simples quanto parece, você não vai ter tanta facilidade de resolver alguns exercícios de lógica para programar quanto tinha ao responder os problemas do joãozinho e suas maças para sua professora do primário.
Tendo isso em mente, é hora de começar o estudo, afinal, há dificuldades, mas todas podem ser vencidas pelo trabalho em equipe, e por isto estou fazendo esta postagem.
Uma coisa que meu professor me ensinou, e é a mais pura realidade, é que se você quer ingressar no universo de T.I, obrigatoriamente se você quiser ser sucedido você vai precisar aprender inglês, hoje mais do que nunca!
Vivemos na era da informação, e só de você pensar que 90% das informações estão em inglês, já é algo muito pretensioso a aprender, no mundo da T.I, 95% do que temos disponíveis em conteúdo é material traduzido (e muito mal traduzido) de fóruns gringos.
Mas aí que vive o problema, se você for ver a quantidade de páginas do wikipedia de um assunto de programação, por exemplo, vai perceber que o em inglês tem 30 páginas e o em português tem apenas 15, e você percebe claramente a cópia de um artigo para outro, no que se refere a informação em T.I, mesmo você aprendendo do site mais completo, a informação que você vai receber é um resumo de um site em inglês. Agora, quem sai na frente? O americano, por exemplo, que recebeu a informação completa ou você que recebeu o resumo da informação dele?
Se você é ganancioso e pretende competir em escala global, é obrigatório o aprendizado do inglês antes de pensar aprender a programar.
Aprendendo a programar, o primeiro passo é aprender a lógica, conhece exercícios de lógica em geral? Faça-os! Ele vai ajudar seu cérebro a encontrar a melhor resposta para uma pergunta de forma mais rápida, e isto vai lhe ajudar na hora de programar.
Um bom site para aprender a lógica de programação e alguns conceitos das linguagens de programação é o Codeacademy.
Não se engane com sua interface em português, pois todos os cursos estão em inglês.
O Codeacademy (Academia de códigos) proporciona um ambiente limpo e interativo, onde você encontra tutoriais sobre programação de uma forma interativa, através de perguntas e exercícios, onde você só passa para o próximo level respondendo as questões.
Sem falar nisso, o sistema do Codeacademy computa pontos a cada exercício que você realiza, criando um sistema competitivo. Também o site atribui áreas a programadores experientes ensinarem os novatos em forma de curso ou projeto, você vai ver vários programadores querendo um assistente para desenvolver um software, e você presta seus serviços para ele, e em troca, ele te ensina tudo o que ele sabe.
A linguagem de programação que eu recomendo a começar a aprender é a Ruby, pois é muito simples e da para você compreender todo o universo com ela.
Caso queria apenas aprender a lógica, recomendo a pseudo-linguagem Portugol, muito boa para iniciantes, que não sabe absolutamente nada em questão de programação.
Esse post fica por aqui, para acessar o próximo post, clique abaixo:
- O universo da Programação - Parte 02 - Fundamentos da Computação (Link ainda não disponível).
Dúvidas? Comentem!
0 comentários:
Postar um comentário